Pesquisas Quantitativas para UX na prática

O passo-a-passo de como estruturar formulários de pesquisa de forma coerente.

Andre Ferreira
4 min readFeb 4, 2019

Pesquisas quantitativas têm um papel muito importante no processo de UX Research (pesquisas de experiência do usuário) e não podem ser negligenciadas.

Garantir que as perguntas estão bem construídas, bem como são feitas para as pessoas certas e aplicadas nos momentos certos é essencial para o sucesso da sua etapa de entendimento do problema.

Para sair do campo teórico, vou explicar a documentação e o passo-a-passo que realizamos durante a pesquisa quantitativa do case “Uma nova maneira de financiar um imóvel”.

Veja o formulário que criamos aqui.

Como chegamos a necessidade desta pesquisa?

Iniciamos a fase de divergência (entendimento do problema) com uma pergunta simples.

“Como podemos melhorar a experiência de quem contratou um financiamento imobiliário?”

A partir desta pergunta, definimos nossas proto-personas, que são arquétipos de usuários que tem financiamento (Personas) e foram criadas a partir apenas do nosso conhecimento prévio (Proto).

Essas proto-personas já tem características, dores e necessidades que gostaríamos de atender, inclusive, já é até possível a partir delas, ter insights de possíveis soluções para levar até as próximas etapas do projeto.

Exemplo de uma das nossas personas

Mas como podemos garantir que essas personas realmente condizem com os usuários reais de um financiamento? Se segure, já voltaremos a isso.

Deixamos a dúvida acima guardada para o momento certo e após a criação das personas, estudamos a conhecida Jornada do usuário.

Nossa jornada do usuário de financiamento de imóvel

Jornada feita — também baseadas no nosso conhecimento prévio — e agora temos mais noção da experiência do comprador ao longo do seu processo para conseguir sua casa própria.

E aqui, após esgotarmos todo nosso conhecimento prévio sobre o assunto e torná-lo visual para fácil compreensão, é chagada a hora de procurar respostas para aquela pergunta:

Mas como podemos garantir que essas personas realmente condizem com os usuários reais de um financiamento?

A hora de pesquisar

Essa é a hora em que o questionário quantitativo entra em ação: Para validar (ou invalidar) as suposições que já temos sobre nossos usuários.

Pegamos nossas personas e nossa jornada e retiramos delas as suposições que gostaríamos de validar, tais como:

  • A maioria das pessoas só contrata um único financiamento durante a vida.

Criamos então as perguntas que você viu (ou não) no formulário, cada uma alinhada a uma suposição ou criada para definir um crivo e segmentar as pessoas apenas para as perguntas que elas saberiam responder.

Exemplo simplificado do fluxo de perguntas do nosso questionário.

Algumas perguntas ou suposições poderão não fazer muito sentido se você não está familiarizado(a) com o processo de financiamento, mas ainda é possível entender bem a relação entre as coisas, então veja algumas perguntas que fizemos neste questionário junto às suas respectivas suposições:

Você já financiou algum imóvel?

  • Nunca financiei um imóvel.
  • Estou pagando pelo primeiro.
  • Tenho um imóvel quitado por financiamento.
  • Tenho mais de um imóvel quitado por financiamento.

Que suposição queremos validar com essa pergunta:

A maioria das pessoas só contrata um único financiamento durante a vida.

Em que fase do financiamento do imóvel você está?

  • Ainda estou contratando o financiamento.
  • Paguei menos de 50% do financiamento.
  • Já paguei até 50% ou mais do financiamento.
  • Já paguei todo o financiamento.
  • Não sei dizer.

Que suposição quero validar com essa pergunta:

As pessoas não têm noção de quanto tempo falta para finalizarem seu financiamento.

Você já realizou algum pagamento além das suas parcelas no financiamento do seu imóvel? (realização de amortização extraordinária)

  • Nem sabia que era possível.
  • Nunca amortizei.
  • Já fiz uma vez.
  • Amortizo uma vez por ano.
  • Amortizo algumas vezes por ano.
  • Amortizo varias vezes por ano.

Que suposição quero validar com essa pergunta:

As pessoas sabem que é possível amortizar o contrato de financiamento e fazem com que frequência.

As pessoas amortizam o financiamento sempre que sobra algum dinheiro ou acumulam o FGTS.

Qual foi o objetivo da sua última amortização?

  • Diminuir o valor das parcelas.
  • Diminuir o tempo de financiamento.
  • Não sei informar.

Que suposição quero validar com essa pergunta:

As pessoas preferem pagar as parcelas menores do que pagar por menos tempo;

As pessoas não sabem como é feita a amortização;

O próximo passo

É muito legal poder ver o questionário em ação, a possibilidade das descobertas que ele pode nos trazer é empolgante. Mas todo esse conhecimento gerado a partir das respostas do formulário precisa ser utilizado para agregar valor. Fazemos isso em um processo de validação.

Após ter as perguntas respondidas, você precisará fazer o crivo destas respostas e tirar seus aprendizados. Cada ferramenta de pesquisa costuma ter também sua etapa de análise de respostas, deixo a você o encargo de descobrir como usar a ferramenta que você escolher.

O toque final

A partir dos aprendizados retirados da pesquisa, você irá inicialmente revisar e alterar todos os artefatos criados anteriormente (personas, jornada, blueprint) até que eles estejam em conformidade com as respostas adquiridas. Isso vai garantir que seu time daqui em diante irá priorizar, idear e prototipar soluções baseadas em características de usuários reais e não baseados em “eu acho isso” ou “eu acho aquilo”.

Além disso, nas próximas etapas, sempre que surgir uma dúvida nova você poderá consultar sua pesquisa para retirar alguma resposta que eventualmente vocês ainda não tenham analisado para resolver impasses na criação do produto ou serviço com foco no usuário.

--

--

Andre Ferreira

Designer com +10 anos de experiência no mercado, atuando em empresas de escala nacional, encontrei no UX minha forma de ajudar a tornar o mundo melhor.